Wednesday, March 07, 2007

Eu sou homem minha puta.

"Foste a culpada de tudo, bem sabes que foste a culpada de tudo, eu sou homem; sou homem e tu és provocante, perversa. És perversa. Uma mulher sem vergonha, sem pudor. Não te quero ver mais, enojas-me, repugnas-me, envergonhas-me. Tu percebias, sei que percebias, que sabias como me punhas. Eu sou homem minha puta."
Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa Novas Cartas Portuguesas

3 comments:

Dirim said...

Li, numa notícia respeitante a uma condenação por violação, que os familares do arguido (22 anos) insultaram a vítima (50 anos), à saída do tribunal: "sua puta, abriste as pernas porque quiseste!" (note-se que as acusações foram provadas e o indivíduo foi condenado. Não havia quaisquer ligações entre a vítima e o arguido. Arrisco dizer que ela estava no sítio errado, à hora errada).
Num acórdão do STJ (não tenho agora a referência, mas posso procurá-la) em que o arguido era acusado de roubo e de violação, a condenação por este último crime era de enquadramento penal inferior ao primeiro....
Costuma perguntar-se: "qual é o bem jurídico que a lei xpto protege?" - neste caso (como em muitos outros) parece que o crime contra a propriedade é muito mais importante do que o bem jurídico da autodeterminação sexual das pessoas. Enfim... leis de humanos para os humanos.
Quanto ao link em questão... acho extraordinário como é que, (just for a change) as pessoas insistem (nos comentários) em julgar e questionar a atitude da vítima. Em vez de ser o que lhe fizeram que é questionável, muitos questionam o que ela fez (ou não...). Estes casos têm sempre NÃOs: a mulher não devia ter ido por ali, não devia estar na rua aquela hora, não devia usar aquela roupa, não devia ter olhado, não... não.. não....será que não deveria ser: o(s) indivíduo(s) NÃO deveriam ter feito o que fizeram?

lunar said...

Curioso, tenho estado a ler as "Cartas"...
Se não fosse o 25 de Abril ter acontecido elas teriam ficado na cadeia, mas agora isto? Já passaram quase três décadas e ainda temos de presenciar disto? O pior de tudo é que quem fabrica este tipo de espécime é a mulher, por isso, lamento ter de dizê-lo mas penso que este tipo de mulherzinha deveria desaparecer rapidamente do planeta, pois sem progenitora não haveria rebento.
Tenho dito!

Woman Once a Bird said...

Temo não ter percebido, Luna. aque tipo de mulherzinha te referes?