Saturday, April 29, 2006

1 feriado +

1886, Chicago - millhares de trabalhadores manifestaram-se por reivindicar um horário laboral de 48 horas semanais. Consequência: vários mortos e numerosas detenções. 1889, Congresso da Comuna de Paris - aprova que se celebre mundialmente o Dia do Trabalho/Trabalhador em comemoração dessa data. 1890.- Vários países celebram por primera vez o 1º de Maio. Entre 1852 e 1910 - 559 greves no nosso país; principais exigências: subida dos salários, diminuição da jornada de trabalho, melhoria das condições. "Durante a I República não se deixou de festejar o Dia do Trabalhador, mas sublinhe-se que um dos primeiros diplomas aprovados, com a instituição do novo regime, dizia respeito ao estabelecimento dos feriados nacionais e destes não constava o dia do trabalhador. Em 1933 é decretada a "unicidade sindical" e o "controle governamental dos sindicatos" esmorecendo um movimento operário que só ganharia novo ânimo na década de 40. Durante o Estado Novo as manifestações no Dia do Trabalho (e não do Trabalhador) eram organizadas e controladas pelo Estado. O primeiro 1º de Maio celebrado em Portugal depois do 25 de Abril foi a maior manifestação alguma vez organizada no país. Só na cidade de Lisboa juntaram-se mais de meio milhão de pessoas. Para muitos, foi a forma dos portugueses demonstrarem a sua adesão ao 25 de Abril, que uma semana antes restituía ao país a democracia." - Liliana Filipa Silva, JornalismoPortoNet - 30 de abril de 2003 Um repasso breve sobre a história (internacional e da nossa) para que não fiquem no esquecimento esses anónimos que nos proporcionam estas 24 horas de lazer. Sou mais uma trabalhadora silenciosa para quem este dia pouco mais significa que isso mesmo: 1 feriado +.

3 comments:

Ginko said...

agradeço e com certeza visitarei a web, retribuo com esta
www.mastersofphotography.com

Dirim said...

Ginko: penso que o comentário do sr. Peixe era para mim. E o seu ao seu dono: Luz Zenital, assim se chama a foto, e sim, é do António Brito - como pude confirmar pela visita ao link.

Woman Once a Bird said...

Caras amigas:
Somos umas privilegiadas por termos um bloguista amigo a querer aumentar a nossa cultura! Profundamente honrada com a sua água benta, perdão, presunção.