Tuesday, January 03, 2006

De volta... com Agostinho da Silva!

Este ano tive no sapatinho uma agenda linda do Professor Agostinho da Silva, editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda em colaboração com a Associação Agostinho da Silva. É uma agenda que visa também comemorar os 100 anos do nascimento do Professor e, para além disso, é uma belíssima obra com dados biográficos, pensamentos, testemunhos dele e de amigos.
"Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; [...] Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem"
Sete Cartas a um Jovem Filósofo (1945)

2 comments:

Anonymous said...

Não sabia dessa Agenda. Vou ver. Obrigado pela informação. Lá está: serviço público blogueiro.

samari said...

é só para avisar que a Imprensa Nacional tem muito má distribuição... Talvez só indo mesmo às lojas deles. mas acredita que vale mesmo a pena: este ano é uma agenda, nos próximos será uma espécie de livro-álbum sobre o Agostinho.