Friday, October 28, 2005

A Rapariga Afegã

Vi hoje o documentário de Steve McCurry - o autor da famosa foto da Rapariga Afegã - publicada em 1984, na National Geographic e que correu mundo. Dezassete anos mais tarde, o autor procurou-a de novo. Encontraram-na casada, com três filhos. Já tinha tido quatro crianças, mas a primeira morrera. O marido passa a maior parte do tempo fora de casa, a trabalhar e envia dinheiro. Ela tem no rosto anos de fuga à guerra e o cansaço de viver uma existência de miséria e exclusão.
Chocaram-me os sons de decepção no momento em que a actual mulher afegã deixa cair o véu e descobrimos um rosto manchado do sol.. e da ingratidão. Como se o mais impressionante naquela mulher tivesse sido a perda da juventude... - aqui mas não no Afeganistão..
Pensar no quanto dinheiro aquela foto rendeu (e continua a render) a tanta gente.. dá arrepios. Enfim.. não é só um documentário para angariar fundos para os refugiados.. é também a promoção a um país. Pois, os pais daquela que ficou conhecida como a "rapariga afegã" morreram num bombardeamento de aviões russos... Há muitas leituras possíveis sempre - em qualquer filme ou livro... mas a mim.. deu-me que pensar, que apesar de tantas imagens que se difundem pelo mundo fora.. nada mudou no Darfur... e mesmo no Afeganistão muito pouco mudou....
A imagem aqui publicada é da autoria de Johanna French.

1 comment:

Woman Once a Bird said...

Quase que poderia também ser o rosto de um País.