Thursday, October 14, 2010

Do nojo

A julgar pelas últimas notícias, o nosso santo governo vai mexer na tabela do Código do IVA e propôr que alguns produtos até aqui sujeitos à taxa mínima ou reduxida de IVA passem a estar sujeitos à taxa máxima. Se a proposta do santo governo passar, entre esses produtos contam-se diversas conservas de alimentos, refrigerantes, margarinas, óleos vegetais, os ginásios e ... algo que este país não deve precisar: utensílios ou equipamentos destinados à deteção e combate de incêndios.
Para além destes, outro artigo irá ver a sua taxa de IVA alterada; os livros. Há, porém, uma incógnita relativamente a estes. A julgar pela notícia do Público "os livros, folhetos e outras publicações não periódicas de natureza cultural, educativa, recreativa e desportiva, brochados ou encadernados são integrados numa outra categoria, mas que permanece dentro da Tabela 1 do IVA, mantendo-se, por isso, sujeitos à taxa reduzida". Vai haver uma nova taxa de IVA, na tabela 1?
Ao nosso santo governo não basta aumentar a taxa  máxima de IVA, há também que fazer aumentar directamente o preço de dezenas de outros produtos para poder pagar os diversos convites para as centenas de eventos - realmente importantes e fundamentais para o país - que as milhares de instituições do Estado (que, na verdade, somos todos nós!). Afinal de contas, o que é a vida sem festas e comemorações?


E sim, a imagem ilustra o meu estado de espírito, pela mão do Caravaggio, claro.


No comments: