Sunday, September 12, 2010

Da Descontinuação (do Bloglines)

Estava eu a viver longe da pátria e com o coração inclinado para o lado do país de acolhimento (sendo mais precisa, com o coração a ceder à sedução de um nativo) quando fui baptizada na experiência da descontinuação de produtos ou serviços virtuais. Na altura foi o email. Um dia  do ano de 2001, abro a caixa de email (como fazia todos os dias) e deparo-me com uma comunicação da empresa (netzero) a informar uma "alegada" suspensão do serviço. Mas este não foi o primeiro. Foi, contudo, a primeira vez que perdi correspondência (sem blogue, forçava @s amig@s a aturarem as minhas questões existênciais) por não estar a descarregá-la num gestor de serviço de correio electrónico. Antes já a ip (que, se não estou em erro terá sido 'absorvida' pela novis) tinha desaparecido. Porém, como já tinha transitado da ip para os gratuitos (daí que fosse cliente netzero) nem dei conta da sua extinção. Mais tarde, o netc (de quem eu tinha passado a ser cliente) foi comprado pela iol e também o serviço sofreu alterações (porém, manteve-se).
O meu grande choque foi o desaparecimento do lifelogger: sem qualquer aviso prévio. Não voltei a encontrar um serviço como este: permitia, gratuitamente, e de forma simples, fazer uploads em diversos formatos, (imagem, música)  para depois postar onde bem se quisesse (eu usava no blogue). 

Apesar de já ter contar com diversas experiências de 'descontinuação' de produtos (eufemismo para designar o fim de um produto/serviço), fiquei perplexa quando hoje, ao abrir o bloglines me  deparo com o anúncio do seu fim....a 01 de Outubro deste ano.

No comments: