Tuesday, May 01, 2007

O mundo ao Contrário

Ao reparar na quantidade de anúncios a autobronzeadores e nas mensagens de onde se pode inferir que uma tipa (desculpem lá, mas não me recordo de ver produtos colorantes de pele dirigidos a homens) não sobrevive no mundo ocidental se tiver a tez (e o resto do corpo) de brancura mácula (sobretudo no Verão), pensei no quão estranha a humanidade é. Na Índia e (pasme-se!) na China também (fiquei eu a saber no Síndrome de Estocolmo) aspira-se a ser-se branca, não uma branca qualquer, mas de uma alvura ocidental. Já por cá, as imagens que proliferam nas cadeias televisivas, e em mupies são reveladoras do que se entende por saudável e de sucesso.

7 comments:

Woman Once a Bird said...

No que me diz respeito, confesso: gasto imenso dinheiro em protectores solares de factor máximo. Permaneço MUITO branca, mas não me importo. Antes assim do que com um bronze começado por C.

Tamodachi said...

Por acaso enganas-te, acabei de ver um anúncio desses produtos para homens da Nivea... Afinal de contas, hoje em dia, eles são tão alvos quanto as mulheres.

Eu especialmente prefiro estar mais morena. Uma pele branca, a não ser que seja uniforme, nota-se mais as borbulhas, pontos negros, manchas de má circulação etc, o que numa pele morena (pelo sol) já não se nota tanto. O sol por muito mal que faça, faz também muito bem, na medida em que seca estas coisas da pele, e estimula a melanina, produzindo vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Sobre os produtos auto-bronzeadores, penso que podem ter uma utilidade bem mais lógica, que não seja a estética. Penso que ajude a evitar os escaldões solares, na medida em que prepara a pele para o sol, tornando-a mais escura e evitando o choque duma pele muito branca ao sol. E como esses produtos têm factor de protecção, e hidratam, ainda mais ajudam a proteger a pele.

Agora se noutras partes do mundo querem ser brancos, e ainda não investiguei o porquê, só posso dizer que vão ter uma desilusão muito grande, pois as peles brancas correm mais riscos de melanomas malignos. Podem ler aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Melanoma_maligno
Também podem ler coisas interessantes sobre as teorias das diferentes cores de pele, dependendo da região do mundo onde se está.

Anonymous said...

Fiquei espantado por nunca teres ouvido falar daquilo que leste por terras de "Estocolmo". Pelo que sei é um verdadeiro culto para muitas mulheres que vivem noutras partes do globo.

Relativamente aos autobronzeadores masculinos... Em como bom "metrosexual" que sou, digo-te que proliferam por aí. É claro que a publicidade das marcas de cosméticos não aposta tanto target masculino, mas que os produtos andam aí andam! E de que maneira. Se pegares no caso de uma Séfora, he há uns anos para cá, basta comprares o teu perfume e levas logo com amostras de autobronzeadores. Basta dirigires à secção "higiene" para comprares o teu "after-shave" e lá estão eles outra vez. Cuidado Dirim. Eles "andem aí". E ao que parece não fazem nada bem.

Anonymous said...

Como não aguento o calor, no pino do verão ando branquinha e contente.

Tamodachi said...

Acerca do desejo das mulheres de serem brancas, lembrei-me de um preconceito agregado a isso, e que pelos vistos ainda pode andar por aí.
Antigamente a brancura da tez de uma mulher demonstrava o quanto era pura, respeitável, recatada, obediente, boa cristã, ao contrário das "mulheres de má vida", que, por andarem na rua e ao sol, ficavam morenas. O pavor de apanhar sol e de se ser confundida por uma dessas "mulheres perdidas" era tal, que todas as janelas tinham daqueles cortinados enfadonhos e pesados, para evitar que a luz solar entrasse e roubasse a alvura das suas reputações.

Claro que a "propaganda" de escritores sobre a brancura da pele das mulheres, não tem tanto a ver com a beleza como se julga, mas mais sobre a "pureza virginal" que essa tez de marfim assegura.

Agora já ficam a saber que quanto mais brancas, mais "sérias e respeitáveis" serão. Eu por mim, chego ao Verão, e perco o "respeito" todo...

Ed Wederson said...

Sol é bom, mas eu prefiro sombra.
Gasta-se muito com protetor e acho que que futuramente as pessoas vão gastar bem mais.
Enfim... A indústria da beleza fatura bilhões e além disso faz as regras, seja aqui ou na China.
Abraço

Anonymous said...

lol, se o anúncio não é para rir parece!

de qualquer maneira, não anda o povo todo "farto" de levar com pretas brancas como a beyoncé, por exemplo??

que raio, só me apetece que venha o verão para me ir para uma praia qualquer bronzear-me naturalmente!