Thursday, September 21, 2006

Isto de se gostar de palavras é deveras um encanto. É por isso que lhes vou dizer qual é a minha palavra preferida. É, é, é... SERENDIPIDADE. Descobri-a há relativamente pouco tempo e nunca mais a larguei. Segundo o Dicionário Houaiss, SERENDIPIDADE é "aptidão, faculdade ou dom de atrair o acontecimento de coisas felizes ou úteis, ou de descobri-las por acaso". Etimologicamente vem do árabe "Sarandib", tendo o escritor inglês Horace Walpole usado "serendipidity" em 1754, no conto de fadas Os Três Príncipes de Serendip, cujos heróis faziam descobertas, acidentalmente ou por sagacidade, de coisas que não procuravam.

6 comments:

Dirim said...

E tu Lueji... tens o "dom, faculdade ou a aptidão" da SERENDIPIDADE?

samari said...

que palavrão!!

A. said...

Não me posso queixar e tu, Dirim?
Podem deixar aqui também as vossas palavras preferidas!
Nada de palavrões, Samari! :)

Dirim said...

Eu cá posso - e queixo-me! O meu dom, aptidão ou faculdade para a serendipidade deve andar com valores negativos... mas estamos a tratar do assunto.. quanto à palavra.. não sei.. gosto muito de metamorfose, mas há muitas outras.. vou pensar no assunto e depois digo-te :)

achiever said...

Serendipidade é, a partir de agora, uma das minhas palavras preferidas. Obrigado Lueji. Fazia-me falta uma palavra com tamanha carga positiva. Geralmente as que gosto e (in)felizmente não utilizo são adjectivos pouco simpáticos, tais como pulha e patife! eheh

Quanto à serendipidade, desculpem a presunção, mas sinto-me afortunado por ter essa aptidão.

Woman Once a Bird said...

Descobrir coisas por acaso até descubro... agora se são felizes ou úteis... isso é uma história completamente diferente.