Saturday, January 07, 2006
Outras histórias de Natal (as origens)
O dia de Natal celebra-se a 25 de Dezembro nos países cristãos. É a tradição.
... uma boa ocasião para divertir-se, comer coisas especiais e estar entre família e amigos. Ritual muito antigo que sofreu muitas transformações culturais no decorrer de vários séculos.
A palavra “Natal” vem do latim “Natalis” que significa “o dia do nascimento”. Durante os primeiros séculos da era cristã não existia nenhuma data exacta para comemorar o nascimento de Cristo (6 de Janeiro, 28 de Março, 19 de Abril ou 29 de Maio foram eleitos como referência….).
Foi no ano 354 quando o Papa Liberus fixou 25 de Diciembre como data oficial do nascimento de Cristo. Esta data foi eleita para avivar a fé dos cristãos: coincidia com uma das festas pagãs e agrícolas mais importantes: o solstício de Inverno. Assim começaram a misturar-se ritos pagãos e cristãos que seguiram enriquecendo-se com o tempo.
A tradição da árvore de Natal vem da Alemanha. O seu uso estendeu-se a toda a Europa por volta de 1840. É o resultado de uma ideia engenhosa da Rainha Victoria de Inglaterra. Como o seu marido o rei Alberto era alemão, ela quis celebrar a noite de Natal como na Alemanha… e decorou o grande salão do palácio de Windsor com um abeto decorado de multiplas decorações e velas.
Pai Natal
Sabes que a imagen actual do Pai Natal, o avô corpulento vestido de vermelho com uma longa barba branca, foi inventada nos Estados Unidos? Foi um pastor americano, Clement Clarke Moore, quem deu ao Pai Natal a aparência que conhecemos num conto de Natal que escreveu em 1821.
Existe uma lenda que conta que o Pai Natal poderia ser o “quarto rei mago”. Diz-se que se perdeu durante a viagem ao encontro do Menino Jesus e que como renunciou a encontrá-lo, distribui as prendas por todos os meninos e meninas que se cruzam no seu caminho.
Na Suécia, mantêm a árvore decorada e com luzes até 20 dias depois do Natal.
Em Itália existe a lenda da bruxa Befana, que varria a sua casa com a vassoura quando passaram os Reis Magos convidando-a a ir a ver a Jesus. Ela não aceitou, e até hoje se arrepende, pelo que cada ano reparte prendas aos meninos no dia 5 de Janeiro.
O fenómeno astronómico que levou aos Reis Magos a viajar até ao Menino Jesus foi descrito como uma supernova ou uma conjunção de planetas.
Os nomes originais dos três Reis Magos desconhecem-se completamente. Os nomes Melchor, Gaspar e Baltasar aparecem por primera vez por volta do século VII num Registo da Biblioteca de Paris.
As luzes de Natal foram usadas pela primera vez em 1895, graças ao americano Ralh E. Morris, pois eram mais seguras que as velas tradicionais.
A lenda da árvore de Natal nasce na Alemanha, na primeira metade do século VIII, quando San Bonifácio, um missionáro britânico, se encontrava a predicar um sermão para convencer aos druidas de que o roble não era sagrado e derrubou um, justo no dia de Natal. O roble destroçou tudo o que estava no seu ângulo ao cair, no entanto salvou-se um pequeno abeto. San Bonifácio representou isto como um milagre e chamou-lhe por isso "a árvore do Menino Deus".
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment