Wednesday, January 04, 2006

De como Sócrates tinha razão ...

Quando em plena campanha eleitoral o nosso ilustre Primeiro Ministro apregoava a necessidade de um choque tecnológico, confesso que sempre o ouvi com certa desconfiança. Afinal de contas, o homem limitava-se a apregoá-lo sem explicitar os seus trâmites. Após as eleições, os meus receios acentuaram-se, porque as novas palavras-chave do Executivo ficavam-se por "Crise" e "os ladrões que trabalham na Função Pública". Nada de choque tecnológico, portanto! Mas tal situação alterou-se radicalmente em Setembro...
A primeira vez que tive oportunidade de aferir da justeza da máxima de campanha do nosso ilustre Sócrates, ocorreu numa das minhas primeiras aulas do presente ano lectivo.
Efectivamente, foi um choque para mim e para os meus alunos, verificar que a única sala disponível (para a aula de 90 minutos) é a que passo a descrever: as mesas estão encostadas à parede com enormes pc's. Os alunos sentam-se (voltados para a parede) e tentam encaixar os cadernos e livros entre o teclado e o rato. E eu? Eu estou do outro lado da sala. Assim, não só dou aulas de filosofia como também de ginástica localizada, na medida em que os meus discentes têm que girar na cadeira de cada vez que querem ter contacto visual comigo ou com o quadro.
Afinal de contas, o nosso engenheiro tinha toda a razão (não é inocente o homem chamar-se Sócrates). Eu e a minha turma, todas as semanas, temos um choque tecnológico só para nós!

1 comment:

samari said...

incrível!!! Acredito que eles estão muito mais atentos ao que tu dizes!!! e assim o mundo (=o país) avançará, não sei se a passo em frente ou a passo de caranguejo...