Thursday, November 03, 2005

Psicologia Educacional - Da Motivação

"Se calhar o meu filho mastiga pastilha elástica na aula porque é uma forma de se sentir motivado. Porque não ser mais compreensiva e deixar os alunos mastigar pastilha elástica?" A questão que se põe é a seguinte: com ou sem açúcar?

5 comments:

Dirim said...

Com açucar nem pensar... com frutose, pois claro!

Everything in it's Right Place said...

eu acho que os futebolistas são um péssimo exemplo! se eles não ruminassem os miudos tb não iam ruminar.

sem açucar!

cats fairy said...

Acho que temos problemas bem mais graves no nosso sistema de ensino...talvez se se preocupassem com outras questões:afinal de contas, mascar pastilhas elásticas não é factor de insucesso escolar...

Dasha said...

Será que já se fez algum estudo sobre influência da chiklet no sucesso escolar? :) é capaz de estar relacionado, mas na minha opinião chiklet não ajuda muito:)

parabéns pelo blog. prometo voltar com frequência:)

Susana Reis said...

A questão crucial de proibir ou não mascar pastilha elástica, não está no facto de estas ser uma acção que leva ao insucesso escolar.
Tentamos constantemente encontrar causas para os problemas e muitas vezes esquecemo-nos que as causas podem estar englobadas numa questão muito mais complexa.
O que me preocupa é que questionemos a razão de ser das regras e caminhemos para um mundo sem regras. Pergunto eu: Não serão importantes as regras? Não serão elas um motor de desenvolvimento?
Cada vez temos menos regras, menos limites, menos autoridade. Baralhamos tudo!
Autoridade não é sinónimo de falta de liberdade, não é sinónimo de falta de respeito. Ter autoridade perante uma criança é dar-lhe o que ela precisa para crescer, é ser amigo dela!
Todos precisamos de regras, precisamos de saber conviver perante as regras dos outros.
Se uma pessoa amiga tem em sua casa a regra de entrar descalço. É importante que eu aceitar e respeitar a sua regra se queremos entrar em sua casa. É importante para o ser humano saber adequar-se a diferentes sistemas de regras, porque essa é a realidade. Se um professor em sua aula não quer pastilha elástica, é importante que o aluno consiga adaptar-se a esta regra. É importante saber adequar-se a regras, e às diferentes regras que cada ser humano tem. Essa é a base do relacionamento humano, o respeito e a adequação.

Susana Reis