Wednesday, November 30, 2005

O peso das medidas

"A gordura na mulher não é, só por si, prejudicial à saúde. No entanto, a gordura feminina é alvo de paixão pública e, as mulheres desenvolvem em relação a esta um sentimento de culpa; isto porque, de maneira implícita e sob o domínio do mito, reconhecemos que os nossos corpos não nos pertencem msa sim à sociedade, que a magreza não é uma questão de estética pessoal e que a fome é uma concessão exigida pela comunidade. Uma fixação cultural na magreza feminina não é uma obsessão com a beleza, é antes uma obsessão com a obediência. As dietas das mulheres passam a ser o que Judith Rodin, psicóloga de Yale, chama "obsessão normativa", um interminável drama da Paixão que recebe uma cobertura internacional deproporcionada face aos riscos para a saúde associados à obesidade e que recorre a uma linguagem emotiva que não encontramos noutros debates, como sejam os que abordam o abuso do álcool ou do tabaco. As nações agarram-se a este melodrama com uma atenção compulsiva porque os homens e as mulheres compreendem que não se trata de colesterol, mas sim, do grau de liberdade social que as mulheres se dispõem a ceder ou que lhes será permitido. (...) O hábito da dieta é o sedativo político mais possante da história feminina. Uma população tranquilamente alucinada torna-se mais dócil. Os investigadores S.C. Wooley e O.W. Wooley confirmaram o que a maioria das mulheres já sabia - que a preocupação com o peso leva a um "colapso virtual do amor-próprio e do sentido de eficiência". Os investigadores J. Polivy e C.P. Herman concluíram que a "restrição calórica prolongada e periódica" tinha como resultado uma personalidade característica cujos traços eram a "passividade, a ansiedade, e a emotividade".
in The Beauty Mith - How Images of Beauty are used against women
Agora reparem bem em todas as revistas e em todos os programas de televisão que vos falam do peso e das formas ideiais e de como consegui-las. Reparem bem em todas as imagens que nos são transmitidas como correspondendo a um corpo belo. Da próxima vez que olharem para um artigo desse tipo, notem bem no número de calorias que a dieta aconselha... de 600 a 1600 calorias por dia? Isto é, medicamente, inanição parcial....

3 comments:

rps said...

Obrigado, Dirim. Gostei de te conhecer. E espero que não fiquemos só pela foto e que possamos conhecer-nos pessoalmente.

Dirim said...

Caro RPS:
Como diz uma amiga minha: "da minha parte, dispenso a sua imagem. quer em fotografia, quer ao vivo. Certas coisas (e eu acrescento, sobretudo certas pessoas) devem permanecer na obscuridade..."

rps said...

Pronto. Já almocei...